quinta-feira, 12 de março de 2015

SOCIODRAMA: EXCLUSÃO X INCLUSÃO





Objetivo: Trabalhar a exclusão e inclusão, utilizando as limitações, que em muitos momentos estão dentro do nosso ambiente.
Inversão de papel, onde o ignorado é o dito “Normal”.
Ex: Mudança do espaço físico do curso, onde teremos que nos habitar às novas instalações.

Material: Tambor, bala doce, papel celofane, tinta, papel para pintura, pincel, música, som, rosa, caleidoscópio, ralador, alecrim, geléia, cubos de gelo, bacia, apito,incenso, vinagre, bala ardida, corneta, flauta,limão, sal, chocolate, venda, fita, tampão de ouvido, cajado e ou bengala, vidro para colocar a tinta.


Duração: 60 min.

Número de Participantes: 20 (alunos da truma X – Pós Psicodrama).

Aquecimentos:

>> Aquecimento Inespecífico:
       Explorando os cinco sentidos humanos: tato, visão, paladar, olfato e audição.

*  Montamos o cenário com o material.
Os mesmos são colocados em vários pontos da sala, todos remetem a utilização de um ou mais dos sentidos humanos.

*  Convidamos o Grupo a entrar na sala e individualmente se relacionar com os objetos, dando a consigna que os mesmo estão relacionados a um ou mais dos sentidos humanos. 5 min

* Solicitamos que cada participante escolha um objeto, após forma-se  duplas, dando consigna que terão que conversar sobre o objeto escolhendo um dos sentidos humanos que o mesmo retrata e o que este sentido significa para ele. 5 min

4-   Perguntamos se alguém quer trocar de objeto, caso sim, aguardamos a troca e dividimos o grupo em subgrupo continuando com a processo, desta vez eles só poderão que relacionar com o objeto utilizando o sentido humano escolhido. 5 min

>> Aquecimento Especifico:
·         Fazendo arte.

*   Posicionamos o grupo em roda.

*    Formamos subgrupos com 04 participantes, utilizando a técnica de contagem: (1,2,3,4 um grupo) (1,2,3,4 um grupo).

*  Após os grupos montados, os egos e diretor deverão prepará-los, sendo que dentro de cada grupo terá que existir:
- Um surdo e mudo; (iremos colocar tampão de ouvido e fita na          boca)
- Um cego; (fita nos olhos)
- Um paralitico motor; (amarrar o corpo com fita)
- Um normal;

*  Com os grupos já preparados, damos a consigna que cada grupo deverá produzir uma arte utilizando as tintas.
Observando que os mesmos deverão realizá-la em grupo, respeitando as limitações das deficiências de cada um. 15min

Dramatização:

*   Convidamos os “Normais” de cada grupo a se retirarem da sala.

*   Damos a consigna aos subgrupos que ficaram na sala que deverão pensar em um tema de uma cena cotidiana onde os normais irão tentar ajudá-los.

* Realiza se uma sociomentria onde escolhemos a cena.

* Informamos ao grupo dos deficientes que irão produzir a cena que eles deverão ignorar a presença do normal.


*   Informamos ao “Normal” do grupo, que esta sendo realizada a cena que ele terá que entrar na cena tentando se relacionar e ajudar os deficientes.

Compartilhar:
·          O grupo se reúne em roda e compartilha a experiência vivida.

Processamento:

·         É realizado o processamento da cena realizada com a teoria.

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