quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Teoria do Desenvolvimento - Matriz de Identidade

            Teoria do Desenvolvimento - Matriz de Identidade


As configurações que a criança experimenta são determinadas por atos; quer dizer, ela associa as partes de pessoas e coisas que se movem até ela como pertencentes a uma multiplicidade vinculada ao ato desse momento”. Morenos Culex.



Segundo Moreno a identidade esta vinculada a fase mais precoce da criança seguindo a evolução da mesma, seu crescimento, amadurecimento, chegando ao seu convívio social.
O conceito de Matriz de identidade é a base, o ponto de partida dos pensamentos de Moreno, onde se inicia a Rede de Relações, os encontros e desencontros, as descobertas, interações, objetos, etc.
A teoria se baseia que cada criança possui o seu tempo e desenvolvimento. A identidade surge a partir do momento em que a mesma toma consciência de si (EU), do outro (TU) e do coletivo (NÓS).
A Matriz representa o processo evolutivo, cada novo sentimento, novas consciências e relações despertam a nova identidade. Sendo mutável, cada nova experiência compartilhada poderá dar origem à nova identidade construindo novos sentidos.


Inicialmente Moreno propôs 05 etapas para formação da Matriz de Identidade:

   1-   Fase da Indiferenciação: Única relação entre a Mãe e Criança, onde os mesmos vivem no          mesmo mundo;
   2-  Fase onde a criança vive o outro, se esquecendo si mesma;
   3-  Fase onde a criança vive no seu mundo se esquecendo do outro;
         4-  Fase que a criança se relaciona simultaneamente com si e com o outro. Salientando que           para ela é difícil que o outro viva o seu papel;
         5-  Fase que a criança vive a inversão de papeias;


Após Moreno agrupou as fases fundido as em 03:


1º Universo Vincular: Matriz Materna, Placenta Biológica:

Relação EU – EU.
Corresponde ao nascimento da criança, onde a mesma vive em total dependência do seu cuidador.  Recebendo os primeiro ensinamentos que são aplicados pelo corpo.
Dentro da sua evolução começa a se relacionar em paralelo com o mundo real e imaginário, aos poucos adquirem a distinção espacial: Próximo – Longe / Interno e Externo.
Neste período vive uma relação de corredor, estabelecendo contato com apenas 01 pessoa.
Novas formas de representação começam a surgir provocadas pela relação da distancia, onde a mesma começa a reconhecer o Eu e Tu.
Nesta fase se inicia o processo de triangulação.

2º Universo Vincular: Matriz Familiar, Átomo Social “Núcleo das relações se forma em torno do individuo”:

Relação EU – TU.
A criança começa a perceber suas limitações, reconhecendo o mundo real rompendo com a fantasia.
As transformações surgem, onde a criança começa a se relacionar descobrindo o TU, mantendo relação com as pessoas, coisas e metas. Descobrindo sentimentos de competição, ciúmes entre outros.
Nesta fase se vive uma relação de triangulação, abrindo-se para relações, aprendendo que não é um ser único.

3º Universo Vincular: Rede Sociométrica com todos os vínculos operacionais formados pelo Átomo Social:

Relação EU – NÓS.
Inicia –se a relação com tudo que interage no universo da criança, ela começa a entrar em contato com grupos, amigos, escola.
Este momento representa a sua socialização, onde a mesma percebe-se integrante de um grupo, entrando no mundo do Nós.
Esta fase é importantíssima, significará um passo importante para que seus futuros relacionamentos grupais e sociais sejam satisfatórios.
Vivendo a relação de circulação.



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