segunda-feira, 12 de maio de 2014

Jogo Dramático

O que é o Jogo Dramático?
 Podemos defini-lo como uma atividade que permite avaliar e desenvolver o grau de espontaneidade e criatividade do indivíduo, através de suas características, estado de ânimo e/ou emoções na obtenção e resolução de conflitos ligados aos objetivos propostos.
 O Jogo Dramático está inserido na teoria do Psicodrama, diferenciando do termo Jogos Dramáticos utilizados no Teatro com o objetivo de desenvolver somente o papel de ator. Além disso, os conflitos emergem em detrimento dos objetivos e critérios estabelecidos pelo Diretor e estes, são trabalhados. Esta é a diferença vital, ou seja, é Jogo porque promove o lúdico, é Dramático pela proposta em trabalhar os conflitos que surgem. Conflitos estes que, no nosso enfoque, restringem-se somente ao papel profissional e aos objetivos propostos pelo Diretor.

Características do jogo dramático:

1- É uma atividade voluntária, ou seja, é preciso haver aceitação dos participantes para se "jogar". É uma proposta livre que pode ser interrompida, se necessário;
2- Tem regras especificas e absolutas. É preciso, portanto, que os participantes concordem com o que é proposto pelo jogo. No caso de um ou mais participantes não cumprirem as regras, deve se considerar se houve aceitação das mesmas, pois desobedece las significa o fim do mesmo. Se as regras forem alteradas, o jogo também se modificara.
3- Tem um tempo de duração delimitado, que varia de acordo com o jogo ou a necessidade do Diretor.
4- Tem um espaço, que e o próprio contexto dramático. Este espaço pode ser ampliado ou reduzido de acordo com a proposta do jogo;
5- Há o resgate da ordem lúdica, criando uma perfeição temporária durante o jogo, ou seja, a predisposição para o jogo faz com que os participantes interrompam e ou desprendam da vida real;
6- Tem um objetivo especifico: busca a identificação e a resolução de conflitos, sendo esta característica que o diferencia no jogo dramático dentro do Psicodrama.

Ao aplicar um Jogo Dramático, o diretor devera estar atento em qual fase da Matriz de Identidade se encontra o grupo. Sendo estas:

Primeira Fase - Identidade do Eu:
>> No jogo não pode ter contato físico entre os participantes;
>>O Diretor deve ser direto, estabelecendo as regras que devem ser seguida;
>> Não se constrói personagens;
>> Normalmente as pessoas estão mais passivas, com isso, o diretor tem que estimular o grupo, ser ativo;
>> Os Vínculos são frágeis nesta fase, podendo gerar transferências;

Nesta fase deve ser utilizado jogos de apresentação, aquecimento, interiorização, relaxamento e interiorização.
O objetivo dos jogos é desenvolver a sensação e principio de percepção, um momento do EU-COMIGO, garantindo ao indivíduo a descoberta de si mesmo, promovendo também um principio de interação entre os elementos, a fim de desenvolver um reconhecimento Grupal.

Segunda Fase - Reconhecimento do Eu:
>> Os papeis começam a aparecer, como o líder;
>> As personalidades começam aparecer assumindo papeis (poucos);
>> Surgem os sub grupos por afinidades;
>> Começa a ser utilizado objetos intermediários;
Nesta fase são utilizados jogos de percepção de si mesmo, percepção do outro / Espelho e Pre - inversão. Abrindo o grupo para interagir com o outro, podendo os jogos serem individuais ou em duplas.
O objetivo destes jogos é a descoberta do outro, suas características, envolvendo o senso de percepção e principio de comunicação. E o momento do EU e do OUTRO, onde o indivíduo percebe se através do outro (espelho).

Terceira Fase - Reconhecimento do Tu:
>> As lideranças aparecem;
>> Ocorrem troca de papeis;
>> O grupo esta coeso;
>> Os jogos possuem ligação direta com o outro;
>> Inicia - se com duplas, trios, quartetos e ate com o grupo todo;
>> Pode - se construir personagens, avaliando a qualidade dramática, a espontaneidade e a criatividade na construção de papeis.

Nesta fase utiliza se de jogos que apresentam características de comunicação e interseção EU - ELE x EU - NOS ), podendo avaliar as redes sociometricas do indivíduo e do grupo.

Os jogos possuem o objetivo configurar a integração entre os participantes.

Fonte:
100 jogos para grupo - Ronaldo Yudi K. Yozo
Apostila de Jogos Dramáticos

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