Objetivo: Trabalhar a exclusão e inclusão, utilizando
as limitações, que em muitos momentos estão dentro do nosso ambiente.
Inversão de papel, onde o ignorado é
o dito “Normal”.
Ex: Mudança
do espaço físico do curso, onde teremos que nos habitar às novas instalações.
Material: Tambor, bala doce, papel celofane,
tinta, papel para pintura, pincel, música, som, rosa, caleidoscópio, ralador,
alecrim, geléia, cubos de gelo, bacia, apito,incenso, vinagre, bala ardida,
corneta, flauta,limão, sal, chocolate, venda, fita, tampão de ouvido, cajado e
ou bengala, vidro para colocar a tinta.
Duração: 60 min.
Número de Participantes: 20 (alunos da truma X – Pós
Psicodrama).
Aquecimentos:
>>
Aquecimento Inespecífico:
Explorando
os cinco sentidos humanos: tato, visão, paladar, olfato e audição.
* Montamos
o cenário com o material.
Os mesmos são colocados em vários
pontos da sala, todos remetem a utilização de um ou mais dos sentidos humanos.
* Convidamos o Grupo a entrar na sala e individualmente se relacionar com os objetos, dando a consigna que os mesmo estão relacionados a um ou mais dos sentidos humanos. 5 min
* Solicitamos que cada participante escolha um
objeto, após forma-se duplas, dando
consigna que terão que conversar sobre o objeto escolhendo um dos sentidos
humanos que o mesmo retrata e o que este sentido significa para ele. 5 min
4-
Perguntamos
se alguém quer trocar de objeto, caso sim, aguardamos a troca e dividimos o
grupo em subgrupo continuando com a processo, desta vez eles só poderão que
relacionar com o objeto utilizando o sentido humano escolhido. 5 min
>>
Aquecimento Especifico:
·
Fazendo
arte.
* Posicionamos o grupo em roda.
* Formamos subgrupos com 04 participantes,
utilizando a técnica de contagem: (1,2,3,4 um grupo) (1,2,3,4 um grupo).
* Após os grupos montados, os egos e
diretor deverão prepará-los, sendo que dentro de cada grupo terá que existir:
-
Um surdo e mudo; (iremos colocar tampão de ouvido e fita na boca)
-
Um cego; (fita nos olhos)
-
Um paralitico motor; (amarrar o corpo com fita)
-
Um normal;
* Com os grupos já preparados, damos a
consigna que cada grupo deverá produzir uma arte utilizando as tintas.
Observando
que os mesmos deverão realizá-la em grupo, respeitando as limitações das
deficiências de cada um. 15min
Dramatização:
*
Convidamos
os “Normais” de cada grupo a se retirarem da sala.
*
Damos
a consigna aos subgrupos que ficaram na sala que deverão pensar em um tema de
uma cena cotidiana onde os normais irão tentar ajudá-los.
* Realiza se uma sociomentria onde
escolhemos a cena.
* Informamos ao grupo dos deficientes
que irão produzir a cena que eles deverão ignorar a presença do normal.
* Informamos ao “Normal” do grupo, que
esta sendo realizada a cena que ele terá que entrar na cena tentando se
relacionar e ajudar os deficientes.
Compartilhar:
·
O grupo se reúne em roda e compartilha a
experiência vivida.
Processamento:
·
É realizado o processamento da cena realizada
com a teoria.
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