terça-feira, 17 de março de 2015

PSICODRAMA EMPRESARIAL




Qualquer paradigma é relativo e não pode ser considerado a verdade sobre a realidade. Conscientizar-se da visão de mundo é fundamental no processo de evolução e em momentos de mudança de paradigma. Mudar significa transformar a forma de pensar, desenvolver uma nova visão, porque não se pode aplicar muitas das soluções tradicionais para a complexidade dos problemas que surgem com mudanças.


O que é Psicodramatizar?


Psicodramatizar é utilizar a metodologia de investigação e intervenção criada por Moreno e os procedimentos e técnicas fundamentados no referencial teórico do Psicodrama.
No contexto empresarial, O Psicodrama objetiva o desenvolvimento de pessoas, dos grupos e equipes e da própria organização e apóia-se basicamente na teoria da espontaneidade e criatividade e na teoria dos papéis. Utiliza-se de todos os recursos, técnicas, etapas e instrumentos da metodologia própria do Psicodrama.
O objetivo é desenvolver a competência interpessoal e o desempenho do papel profissional em toda sua potencialidade e plenitude. Em relação a este, visa tornar as pessoas mais sensíveis ao próprio funcionamento, às modalidades de comportamento e ao desempenho e aperfeiçoamento dos seus papéis profissionais. O resultado é promover o desenvolvimento da capacidade espontânea e criativa das pessoas, o que às levará a descobrir e adotar novas formas de atuação.
Desenvolvimento de Equipe propicia aos grupos se tornarem equipes, desenvolvendo dois tipos de comportamentos: dirigidos à produtividade, ao desempenho e dirigidos ao bem estar nas relações. O resultado é o aprimoramento do comportamento produtivo da equipe de trabalho e o desenvolvimento da competência interpessoal.
Jogos e técnicas Psicodramáticas são recursos valiosos para atingir os seus objetivos e, além da utilização dos existentes, é interessante também criar ou adaptá-los às necessidades especificas de cada grupo e a filosofia de cada empresa.
Os Jogos Dramáticos a serem realizados são escolhidos ou criados em função de situações específicas da empresa ou daqueles que são comuns à ela e que necessitam de desenvolvimento e aperfeiçoamento.


Em síntese o Psicodrama Empresarial é aplicado em situações de trabalho organizacional, com enfoque no desempenho e desenvolvimento dos papeis profissionais.

Dentro dos benefícios alcançados com a utilização do Psicodrama Empresarial, podemos assinalar:

  • ·         Tomada de consciência do desempenho;
  • ·         Aperfeiçoamento do desempenho profissional;
  • ·         Adoção de novas formas de trabalho;
  • ·         Satisfação no trabalho;
  • ·         Alcance dos resultados organizacionais.


Por que Psicodramatizar?


O Psicodrama Empresarial é um recurso que favorece a expressão das emoções, une as pessoas numa emoção comum, cria vínculo psicológico, o que gera melhoria nas relações interpessoais. Promove o surgimento da espontaneidade e criatividade, fatores essenciais para a mudança de paradigmas. Facilita que as pessoas tomem consciência de como estão desenvolvendo os seus papéis e os aperfeiçoem. Desenvolve o pensamento crítico em relação às conservas culturais ou paradigmas ultrapassados que não dão respostas às atuais questões nem à realidade empresarial / organizacional em permanente evolução e transformação.

Dentro das aplicações, podemos assinalar:
  • ·         Diagnostico organizacional;
  • ·         Treinamento e desempenho;
  • ·         Avaliação e acompanhamento.



Em síntese o Psicodrama Empresarial, ao proporcionar uma ação transformadora pode contribuir de maneira excepcional para o sucesso e excelência das empresas e organizações. 

Como Psicodramatizar?

O Psicodrama Empresarial é realizado de forma estruturada, ou seja, os temas são definidos e trazidos pelo psicodramatista e, no processamento, aquilo que foi vivenciado, é correlacionado às aprendizagens obtidas.
É utilizado como um dos recursos instrucionais de Treinamento e Desenvolvimento e de modo geral, precede um debate e exposição do tema a que se refere.



Fonte: Thelma M. Teixeira, Psicodrama Empresarial. Belo Horizonte: Santa Clara 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário