Teoria do Desenvolvimento - Matriz de Identidade
“As configurações que a criança
experimenta são determinadas por atos; quer dizer, ela associa as partes de
pessoas e coisas que se movem até ela como pertencentes a uma multiplicidade
vinculada ao ato desse momento”. Morenos
Culex.
Segundo Moreno a identidade esta
vinculada a fase mais precoce da criança seguindo a evolução da mesma, seu
crescimento, amadurecimento, chegando ao seu convívio social.
O conceito de Matriz de identidade é
a base, o ponto de partida dos pensamentos de Moreno, onde se inicia a Rede de
Relações, os encontros e desencontros, as descobertas, interações, objetos,
etc.
A teoria se baseia que cada criança
possui o seu tempo e desenvolvimento. A identidade surge a partir do momento em
que a mesma toma consciência de si (EU), do outro (TU) e do coletivo (NÓS).
A Matriz representa o processo
evolutivo, cada novo sentimento, novas consciências e relações despertam a nova
identidade. Sendo mutável, cada nova experiência compartilhada poderá dar
origem à nova identidade construindo novos sentidos.
Inicialmente Moreno
propôs 05 etapas para formação da Matriz de Identidade:
1- Fase da Indiferenciação: Única
relação entre a Mãe e Criança, onde os mesmos vivem no mesmo mundo;
2- Fase onde a criança vive o outro, se
esquecendo si mesma;
3- Fase onde a criança vive no seu mundo
se esquecendo do outro;
4- Fase que a criança se relaciona
simultaneamente com si e com o outro. Salientando que para ela é difícil que o
outro viva o seu papel;
5- Fase que a criança vive a inversão de
papeias;
Após Moreno agrupou as
fases fundido as em 03:
1º Universo Vincular: Matriz Materna,
Placenta Biológica:
Relação EU – EU.
Corresponde ao nascimento da criança,
onde a mesma vive em total dependência do seu cuidador. Recebendo os primeiro ensinamentos que são
aplicados pelo corpo.
Dentro da sua evolução começa a se
relacionar em paralelo com o mundo real e imaginário, aos poucos adquirem a
distinção espacial: Próximo – Longe / Interno e Externo.
Neste período vive uma relação de
corredor, estabelecendo contato com apenas 01 pessoa.
Novas formas de representação começam
a surgir provocadas pela relação da distancia, onde a mesma começa a reconhecer
o Eu e Tu.
Nesta fase se inicia o processo de
triangulação.
2º Universo Vincular: Matriz Familiar,
Átomo Social “Núcleo das relações se forma em torno do individuo”:
Relação EU – TU.
A criança começa a perceber suas
limitações, reconhecendo o mundo real rompendo com a fantasia.
As transformações surgem, onde a
criança começa a se relacionar descobrindo o TU, mantendo relação com as
pessoas, coisas e metas. Descobrindo sentimentos de competição, ciúmes entre
outros.
Nesta fase se vive uma relação de
triangulação, abrindo-se para relações, aprendendo que não é um ser único.
3º Universo Vincular: Rede
Sociométrica com todos os vínculos operacionais formados pelo Átomo Social:
Relação EU – NÓS.
Inicia –se a relação com tudo que
interage no universo da criança, ela começa a entrar em contato com grupos,
amigos, escola.
Este momento representa a sua
socialização, onde a mesma percebe-se integrante de um grupo, entrando no mundo
do Nós.
Esta fase é importantíssima,
significará um passo importante para que seus futuros relacionamentos grupais e
sociais sejam satisfatórios.
Vivendo a relação de circulação.
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