O que é o Jogo Dramático?
Características do jogo dramático:
1- É uma atividade voluntária, ou seja, é preciso haver
aceitação dos participantes para se "jogar". É uma proposta livre que
pode ser interrompida, se necessário;
2- Tem regras especificas e absolutas. É preciso, portanto,
que os participantes concordem com o que é proposto pelo jogo. No caso de um ou
mais participantes não cumprirem as regras, deve se considerar se houve
aceitação das mesmas, pois desobedece las significa o fim do mesmo. Se as
regras forem alteradas, o jogo também se modificara.
3- Tem um tempo de duração delimitado, que varia de acordo
com o jogo ou a necessidade do Diretor.
4- Tem um espaço, que e o próprio contexto dramático. Este
espaço pode ser ampliado ou reduzido de acordo com a proposta do jogo;
5- Há o resgate da ordem lúdica, criando uma perfeição
temporária durante o jogo, ou seja, a predisposição para o jogo faz com que os
participantes interrompam e ou desprendam da vida real;
6- Tem um objetivo especifico: busca a identificação e a resolução
de conflitos, sendo esta característica que o diferencia no jogo dramático
dentro do Psicodrama.
Ao aplicar um Jogo Dramático, o diretor devera estar atento
em qual fase da Matriz de Identidade se encontra o grupo. Sendo estas:
Primeira Fase -
Identidade do Eu:
>> No jogo não pode ter contato físico entre os
participantes;
>>O Diretor deve ser direto, estabelecendo as regras
que devem ser seguida;
>> Não se constrói personagens;
>> Normalmente as pessoas estão mais passivas, com
isso, o diretor tem que estimular o grupo, ser ativo;
>> Os Vínculos são frágeis nesta fase, podendo gerar transferências;
Nesta fase deve ser utilizado jogos de apresentação,
aquecimento, interiorização, relaxamento e interiorização.
O objetivo dos jogos é desenvolver a sensação e principio de
percepção, um momento do EU-COMIGO, garantindo ao indivíduo a descoberta de si
mesmo, promovendo também um principio de interação entre os elementos, a fim de
desenvolver um reconhecimento Grupal.
Segunda Fase -
Reconhecimento do Eu:
>> Os papeis começam a aparecer, como o líder;
>> As personalidades começam aparecer assumindo papeis
(poucos);
>> Surgem os sub grupos por afinidades;
>> Começa a ser utilizado objetos intermediários;
Nesta fase são utilizados jogos de percepção de si mesmo,
percepção do outro / Espelho e Pre - inversão. Abrindo o grupo para interagir
com o outro, podendo os jogos serem individuais ou em duplas.
O objetivo destes jogos é a descoberta do outro, suas
características, envolvendo o senso de percepção e principio de comunicação. E
o momento do EU e do OUTRO, onde o indivíduo percebe se através do outro
(espelho).
Terceira Fase -
Reconhecimento do Tu:
>> As lideranças aparecem;
>> Ocorrem troca de papeis;
>> O grupo esta coeso;
>> Os jogos possuem ligação direta com o outro;
>> Inicia - se com duplas, trios, quartetos e ate com
o grupo todo;
>> Pode - se construir personagens, avaliando a
qualidade dramática, a espontaneidade e a criatividade na construção de papeis.
Nesta fase utiliza se de jogos que apresentam
características de comunicação e interseção EU - ELE x EU - NOS ), podendo
avaliar as redes sociometricas do indivíduo e do grupo.
Os jogos possuem o objetivo configurar a integração entre os
participantes.
Fonte:
100 jogos para grupo - Ronaldo Yudi K. Yozo
Apostila de Jogos Dramáticos
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