A Expressão Corporal explora a manifestação da personalidade mais completa, explorando o alto conhecimento.O seu estudo propõe o resgate e o desenvolvimento de todas as possibilidades humanas inerentes ao movimento corporal. A expressão corporal funcionaliza a linguagem do corpo em suas estruturações e desenvolvimentos. Por isso leva a manifestação da personalidade, a um conhecimento e uma consciência mais completa para fora e para dentro do indivíduo, enfim, a uma comunicação fluida, capaz de promover uma profunda transformação de atitude básica da personalidade.
O Psicodramatista tem que estar sempre pronto para entrar em cena, o domínio da
sua expressão corporal e uma ferramenta que o ajuda:>> A realizar vários papeis em uma única cena no caso do Psicodrama Bipessoal; >> Entrar em cena como Ego Auxiliar, nos variados papeis necessários podendo ser: uma
pessoa, coisa ou objeto;
>> Contato com o corpo gerando conhecimento dos seus limites e com isso promovendo
novos movimentos.
>> O aquecimento para as técnicas Psicodramaticas, proporcionando uma aproximação da
espontaneidade e criatividade.
>> A ruptura com as conservas culturais, gerando o processo criativo.
>> O fluir livre do corpo, ritmado e em harmonia com o ambiente, que eleva a expressão dos
sentimentos;
>> Uso de vários níveis de espaço;
>> Uso de suas dimensões tendo como centro o indivíduo;
>> Uso de gestos criadores segundo as varias linhas e diagnósticos do espaço sinestésico.
Nas aulas ministradas pelo Prof. Evanderson Mendes, vivenciamos os jogos, abaixo
relacionados que nos levou a um maior contato e domínio da nossa expressão
corporal:
- Alongamento:
EU-EU: Foi solicitado
ao grupo que se deite no chão em formato de cruz, após foi dada consigna de
movimentos:
┼
Colocar os pés no chão e levantar o abdome.
┼
Deitados, levantar os braços tentando
alcançar o teto, com o tórax no chão.
┼
Deitados de barriga para baixo, com
as mãos apoiadas no chão, levantar a cabeça alongando o corpo.
EU-TU: Foram formadas duplas:
┼
Um fica na sempre do outro, quando o
diretor da o comando a pessoa da frente tenta andar e a pessoa atrás o segura
pela cintura impossibilitando o movimento. (após um período de 05 minutos quem segura
tenta andar).
┼
Um fica na sempre do outro, quando o
diretor da o comando a pessoa da frente pula e a pessoa atrás o ajuda
impulsionando o movimento. (após um período de 05 minutos quem impulsiona tenta
pular).
┼
Um fica na sempre do outro, quando o
diretor da o comando a pessoa da frente tenta saltar e a pessoa atrás o segura
impossibilitando o movimento. (após um período de 05 minutos quem impossibilita
o salto, tenta saltar).
- Espelho:
Em dupla realiza se a técnica do
espelho, um faz movimentos e o outro o imita, após troca de papeis e quem
imitava realizava os movimentos.
Após a vivencia foi compartilhado com
o grupo as dificuldades e facilidades sentidas ao vivenciar a técnica.
- Vira Vira:
O grupo se forma em roda, onde um
fica de frente ao centro e do lado de costa sucessivamente, o diretor da a
consigna de uma frase e altera sua posição virando de costa para o centro da
roda, quem esta ao seu lado pega a última palavra como inicio da sua frase,
após terminar a frase vira para o centro da roda e assim cada membro do grupo
cria uma frase e altera sua posição na roda.
Está jogo é um excelente exercício,
para aperfeiçoar o Psicodramátista para técnica de inversão de papeis, visto
que ao entrar em cena o mesmo tem que utilizar a última palavra dita pelo
protagonista.
- Leitura Gestual:
O grupo se posiciona como platéia, o
Diretor convida um membro a se colocar atrás da platéia e contar uma historia
utilizando mímicas, outro participante de grupo é convidados a narrar a
historia contada. Salientamos que apenas o narrador visualiza as mímicas.
Este jogo trabalha a espontaneidade e
criatividade. Sendo importante salientar que em muitos casos o narrador
interpreta os gestos com significados diferentes do que o criador da historia
desejava narrar.
- Alongamento:
┼ O grupo foi convidado a se deitar com
o abdômen para cima, após foi dada a consigna para virar o corpo para direita e
esquerda.
┼ O grupo se forma em duplas, uma fica
deitado, enquanto o outro de pé realiza alongamento no braços e penas da pessoa
deitadas, com movimento variados. Após quem ficou deitado faz os movimentos em
quem ficou de pé.
Foi
trabalhado nestes exercícios o subtexto:
todos nós carregamos
um emaranhado de emoções e reagimos conforme estas emoções. Onde não há
expressão, ali está uma retenção. “Não posso largar, nada do que ainda não
peguei”, por isso precisamos ter-nos nas mãos, aprender a lidar com as emoções.
-
Tibitar:
Tibitar é um jogo, onde 04
participantes do grupo combinam entre se uma ação. Ex: Tossir, comer, falar,
etc.
Após acordada a ação eles voltam ao
grupo, que terão que desvendar a ação, realizando perguntas.
Ex: Você tibita na escola?
A brincadeira nos leva a reflexão de
como estamos nos expressando, se somos capazes de perceber o outro.
- Sons
Combinados:
Um membro do grupo faz um som, os
demais o imitam.
Vários sons são criados e imitados.
Após o grupo é dividido em subgrupos onde devem criar sons que se completam.
Ex: Um inicia um som, o outro cria um
novo som que combina com o inicial sucessivamente.
- Alongamento:
┼ O grupo em circulo realizou vários
movimentos não usuais, atendendo as consignas do Diretor.
┼ O grupo caminhou pela sala, atendendo a consigna do Diretor, onde foi solicitados que caminhassem de forma não usual aos mesmos, utilizando os planos baixo, médio e alto, alterando inclusive as suas expressões faciais.
- Jogo da Bola:
O Diretor solicitou que o grupo formasse dois sub-
grupos, e que se posicionassem em fila. Após entregou ao primeiro de cada fila,
um cone de garrafa pet onde um deveria mandar a bola com o cone para que o
membro do outro grupo pegasse a bola com o cone. Quando um errava ia para o
final da fila e o jogo continuava com o próximo da fila.
Depois de várias jogadas, a bola foi trocada
por uma mais pesada.
Quando o grupo começou a ser mais assertivo
em suas jogadas, o Diretor dividiu o grupo em quarto sub- grupos, com duas
duplas jogando ao mesmo tempo.
Chegou um momento da brincadeira, onde todo
o grupo estava obtendo sucesso em suas jogadas, diferente do inicio onde a
margem de erro era grande.
Quando o jogo foi encerrado, o grupo
refletiu que a partir do momento que começaram a perceber o outro e movimentar
mais o corpo obtiveram mais sucesso em suas jogadas.
- Objeto:
O grupo convidado pelo Diretor a se posicionar em
roda, após o mesmo colocou objeto no centro da roda.
Foi dada a consigna que cada participante
criasse um novo objeto com o mesmo.
Ex: Um tampa de liquidificador se
transformou em: Volante de carro, peão, prato de comida, etc.
- Cena:
O grupo foi dividido em sub-grupos, a cada foi
entregue um objeto.
O Diretor deu a consigna que os grupos
criasse uma cena, salientando a importância:
>> Quem? (quem são)
>> Onde? (onde estão)
>> O que? (o que vão fazer)
Os objetos se transformaram em microfone,
bola de cristal e coração.
Fonte:Apostila Evanderson Mendes
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