segunda-feira, 5 de maio de 2014

Expressão Corporal


A Expressão Corporal explora a manifestação da personalidade mais completa, explorando o alto conhecimento.O seu estudo propõe o resgate e o desenvolvimento de todas as possibilidades humanas inerentes ao movimento corporal. A expressão corporal funcionaliza a linguagem do corpo em suas estruturações e desenvolvimentos. Por isso leva a manifestação da personalidade, a um conhecimento e uma consciência mais completa para fora e para dentro do indivíduo, enfim, a uma comunicação fluida, capaz de promover uma profunda transformação de atitude básica da personalidade. 


O Psicodramatista tem que estar sempre pronto para entrar em cena, o domínio da 
sua expressão corporal e uma ferramenta que o ajuda:
>> A realizar vários papeis em uma única cena no caso do Psicodrama Bipessoal; >> Entrar em cena como Ego Auxiliar, nos variados papeis necessários podendo ser: uma 
pessoa, coisa ou objeto;
>> Contato com o corpo gerando conhecimento dos seus limites e com isso promovendo 
novos movimentos.
>> O aquecimento para as técnicas Psicodramaticas, proporcionando uma aproximação da 
espontaneidade e criatividade. 
>> A ruptura com as conservas culturais, gerando o processo criativo.
>> O fluir livre do corpo, ritmado e em harmonia com o ambiente, que eleva a expressão dos 
sentimentos;
>> Uso de vários níveis de espaço;
>> Uso de suas dimensões tendo como centro o indivíduo;
>> Uso de gestos criadores segundo as varias linhas e diagnósticos do espaço sinestésico. 

Nas aulas ministradas pelo Prof. Evanderson Mendes, vivenciamos os jogos, abaixo 
relacionados que nos levou a um maior contato e domínio da nossa expressão 
corporal:


- Alongamento:

 EU-EU: Foi solicitado ao grupo que se deite no chão em formato de cruz, após foi dada consigna de movimentos:

Colocar os pés no chão e levantar o abdome.
Deitados, levantar os braços tentando alcançar o teto, com o tórax no chão.
Deitados de barriga para baixo, com as mãos apoiadas no chão, levantar a cabeça alongando o corpo.


EU-TU: Foram formadas duplas:
Um fica na sempre do outro, quando o diretor da o comando a pessoa da frente tenta andar e a pessoa atrás o segura pela cintura impossibilitando o movimento. (após um período de 05 minutos quem segura tenta andar).
Um fica na sempre do outro, quando o diretor da o comando a pessoa da frente pula e a pessoa atrás o ajuda impulsionando o movimento. (após um período de 05 minutos quem impulsiona tenta pular).
Um fica na sempre do outro, quando o diretor da o comando a pessoa da frente tenta saltar e a pessoa atrás o segura impossibilitando o movimento. (após um período de 05 minutos quem impossibilita o salto, tenta saltar).

- Espelho:

Em dupla realiza se a técnica do espelho, um faz movimentos e o outro o imita, após troca de papeis e quem imitava realizava os movimentos.
Após a vivencia foi compartilhado com o grupo as dificuldades e facilidades sentidas ao vivenciar a técnica.

- Vira Vira:

O grupo se forma em roda, onde um fica de frente ao centro e do lado de costa sucessivamente, o diretor da a consigna de uma frase e altera sua posição virando de costa para o centro da roda, quem esta ao seu lado pega a última palavra como inicio da sua frase, após terminar a frase vira para o centro da roda e assim cada membro do grupo cria uma frase e altera sua posição na roda.
Está jogo é um excelente exercício, para aperfeiçoar o Psicodramátista para técnica de inversão de papeis, visto que ao entrar em cena o mesmo tem que utilizar a última palavra dita pelo protagonista.

- Leitura Gestual:

O grupo se posiciona como platéia, o Diretor convida um membro a se colocar atrás da platéia e contar uma historia utilizando mímicas, outro participante de grupo é convidados a narrar a historia contada. Salientamos que apenas o narrador visualiza as mímicas.
Este jogo trabalha a espontaneidade e criatividade. Sendo importante salientar que em muitos casos o narrador interpreta os gestos com significados diferentes do que o criador da historia desejava narrar.

- Alongamento:

O grupo foi convidado a se deitar com o abdômen para cima, após foi dada a consigna para virar o corpo para direita e esquerda.
O grupo se forma em duplas, uma fica deitado, enquanto o outro de pé realiza alongamento no braços e penas da pessoa deitadas, com movimento variados. Após quem ficou deitado faz os movimentos em quem ficou de pé.
Foi trabalhado nestes exercícios o subtexto: todos nós carregamos um emaranhado de emoções e reagimos conforme estas emoções. Onde não há expressão, ali está uma retenção. “Não posso largar, nada do que ainda não peguei”, por isso precisamos ter-nos nas mãos, aprender a lidar com as emoções.

- Tibitar:

Tibitar é um jogo, onde 04 participantes do grupo combinam entre se uma ação. Ex: Tossir, comer, falar, etc.
Após acordada a ação eles voltam ao grupo, que terão que desvendar a ação, realizando perguntas.
Ex: Você tibita na escola?
A brincadeira nos leva a reflexão de como estamos nos expressando, se somos capazes de perceber o outro.

- Sons Combinados:

Um membro do grupo faz um som, os demais o imitam.
Vários sons são criados e imitados. Após o grupo é dividido em subgrupos onde devem criar sons que se completam.
Ex: Um inicia um som, o outro cria um novo som que combina com o inicial sucessivamente. 




- Alongamento:

 O grupo em circulo realizou vários movimentos não usuais, atendendo as consignas do Diretor.
┼  O grupo caminhou pela sala, atendendo a consigna do Diretor, onde foi solicitados que caminhassem de forma não usual aos mesmos, utilizando os planos baixo, médio e alto, alterando inclusive as suas expressões faciais.
- Jogo da Bola:

O Diretor solicitou que o grupo formasse dois sub- grupos, e que se posicionassem em fila. Após entregou ao primeiro de cada fila, um cone de garrafa pet onde um deveria mandar a bola com o cone para que o membro do outro grupo pegasse a bola com o cone. Quando um errava ia para o final da fila e o jogo continuava com o próximo da fila.
 Depois de várias jogadas, a bola foi trocada por uma mais pesada.
Quando o grupo começou a ser mais assertivo em suas jogadas, o Diretor dividiu o grupo em quarto sub- grupos, com duas duplas jogando ao mesmo tempo.
Chegou um momento da brincadeira, onde todo o grupo estava obtendo sucesso em suas jogadas, diferente do inicio onde a margem de erro era grande.
Quando o jogo foi encerrado, o grupo refletiu que a partir do momento que começaram a perceber o outro e movimentar mais o corpo obtiveram mais sucesso em suas jogadas.

- Objeto:

O grupo convidado pelo Diretor a se posicionar em roda, após o mesmo colocou objeto no centro da roda.
Foi dada a consigna que cada participante criasse um novo objeto com o mesmo.
Ex: Um tampa de liquidificador se transformou em: Volante de carro, peão, prato de comida, etc.

- Cena:

O grupo foi dividido em sub-grupos, a cada foi entregue um objeto.
O Diretor deu a consigna que os grupos criasse uma cena, salientando a importância:
>> Quem? (quem são)
>> Onde? (onde estão)
>> O que? (o que vão fazer)

Os objetos se transformaram em microfone, bola de cristal e coração.


Fonte:
Apostila Evanderson Mendes

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