Olá Pessoal!
Segue abaixo alguns conceitos importantes do Sociopsicodra:::
>> Realidade Suplementar:
E uma realidade subjetivada, o como se.
Podemos também considerar como importante técnica sociopsicodramatica, que aguça os sentimentos.
Segundo (Blomkvist e Rutzel, 1944):
Os Psicodramatistas muitas vezes trabalham com a realidade suplementar sem levar em consideração a sua perspectiva filosófica. O Psicodrama normalmente se inicia com o problema do protagonista, e durante a sessão o drama retorna a experiências do inicio da infância para curar velhas feridas. Nesse caso a realidade suplementar e usada como técnica para completar e curar, para ter um efeito integrador sobre o ego, de forma que o protagonista se sinta melhor e consiga tocar para frente a sua vida. Levar ao palco um dialogo entre o protagonista e alguém que já morreu, ou atribuir e ele (a) um "novo" Pai ou Mãe são apenas dois exemplos dessa forma de usar a realidade suplementar.
No entanto, achamos que esse conceito e aplicação ortodoxos da Realidade Suplementar como técnica para atuar as fantasias e os desejos e, portanto, as necessidades do ego são um tanto quanto restritos e guardam pouca relação com o pleno potencial da Realidade Suplementar.
A Realidade Suplementar constitui mais um instrumento de desintegração e deveria ser considerada um instrumento teatral para que o Diretor crie desconforto, mal-estar e tensões no palco.
>> Solilóquio:
Técnica onde o Diretor congela a cena e solicita ao protagonista que fale em voz alta o que esta sentindo, esta fala trás a cena outras consignas levando a cena a outros pontos gerando catarse.
Segundo Moreno:
O Psicodrama teve que desenvolver numerosas técnicas para dar expressões aos níveis mais profundos do nosso mundo interpessoal. Uma dessas técnicas e o Solilóquio. Tem sido freqüentemente usado pelos dramaturgos para fins artísticos, como foi o caso de Eugene O 'Neil. Mais o solilóquio Psicodramatico tem um novo sentido. E usado pelo paciente para duplicar sentimentos e pensamentos ocultos que ele teve, realmente, numa situação com um parceiro em sua vida, o que tem aqui e agora, no momento do desempenho. O seu valor reside em sua veracidade. O seu propósito e a catarse.
>> Catarse de Interação:
Voltar ao locus da primeira dor.
O conceito Psicodramatico de catarse diz que a segunda vez tem a função de libertar a primeira, pois podemos fazer um novo registro de emoções que irão resignificar os conteúdos internos.
A catarse na compreensão de Moreno se descola do espectador para o ator e do ator novamente de volta para o espectador.
Para Moreno Catarse de Integração e a mobilização de afetos e emoções ocorridos na inter-relação, telicas ou transferências, de dois ou mais participantes de um grupo terapêutico durante uma dramatização ; não e simplesmente a libertação de energia dentro de se, significa evoluir, deixar um patamar para alcançar o outro.
>> Socionomia:
O estudo geral das teorias de Moreno.
Socionomia e o conceito mais geral do Sistema Sociometrico. E o estudo das interações relacionais com os conceitos, espontaneidade, criatividade, conserva e a teoria do momento. Define-se como Socionomia a ciência que estuda as leis das interações grupais e sociais a partir dos seguimentos conceitos da Psicoterapia Interpessoal:
. SOCIUS - Companheiro; o indivíduo com o seu grupo.
. METRUM - Medida; e o estudo das relações interpessoais.
. DRAMA - Ação; Método Psicoterapeutico ou Terapêutico.
>> Sociodinamica:
E a ciência da interpretação do estudo profundo dos grupos isolados e unidos e a sua estrutura dinâmica. Estuda o funcionamento das relações, a interpretação de papeis, a representação espontânea de papeis, o estudo da organização, compreensão e evolução dos grupos; e um diagnostico, uma técnica de aquecimento para ação e dramatização. Os principais instrumentos da Sociodinamicos são:
. A interpretação de papeis, Role playing - treinamento e adequação de papeis.
. Representação Espontânea de Papeis.
>> Sociometria:
Como se mede as escolhas.
- Metrein = medir = Medida das relações sociais com as suas estruturas espontâneas, criativas ou conservadas dos grupos. Estuda a qualidade das correntes emocionais, a qualidade e a quantidade dos vínculos com as forcas da atração e repulsão. A organização Grupal com suas redes sociometricas, de comunicação e grupal. Permite conhecer a posição dos indivíduos no grupo: as redes sociometricas do grupo, seu líder popular, líder socioafetivo, membros isolados, rechaçados, com seu status Sociometrico ( cotas de amor e simpatia).
>> Sociatria:
- laterais = terapêutico = Ciência dos tratamentos dos sistemas sociais. Para processar o tratamento das estruturas inter- relacionais: o indivíduo e o grupo possuem diferentes enquadre com objetivos terapêuticos ou Psicoterapeuticos específicos. Seus instrumentos sao:
* Psicoterapia de Grupo.
* Psicodrama.
* Sociodrama.
* Jogo Dramático.
* Psicodrama individual.
* Psicodrama Bi -pessoal.
* Psicodrama de Casal.
* Psicodrama Infantil.
* Psicodrama Publico.
* Sociodrama Institucional.
* Sociodrama Educacional.
* Sociodrama Familiar.
Fontes:
Apostila Psicodrama Modulo Básico - Graca Campos
MORENO, J.L. Psicodrama. Sao Paulo: Cultrix, 2003.
ZERKA, T Moreno - Realidade Suplementar - Ed Agora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário