domingo, 22 de setembro de 2013

Metodologia Psicodramática

Olá Pessoal!

Quem conferiu a matéria: Na primeira aula ministrada em Agosto/2013, vivenciando a pratica “Sociodramática”.

Pode ter ficado um pouco perdido com os termos:

Aquecimento Inespecifico / Aquecimento Especifico / Dramatização / Compartilhamento / Processamento.

Então vamos às explicações.

A Metodologia Psicodramatica conta com 05 (cinco) instrumentos, 03 (Três) contextos e 04 (quatro) etapas.

A)     Instrumento
B)      Contexto
C)      Etapas
Cinco
Três
Quatro
Diretor
Egos auxiliares
Protagonista
Palco / cenários
Platéia / Público
Individual
Grupal
Social
Aquecimento
Dramatização
Compartilhar
Processar

Instrumentos:

1 – Diretor: É o agente terapêutico. Tem várias funções: dirigir e analisar a cena, ampliar e incrementar a cena, focalizando a história do indivíduo ou grupo. Cabe salientar a importância da formação teórica, metodológica e pessoal do Diretor, pois só assim ele poderá instrumentalizar recursos para a execução da cena.

2 – Ego – auxiliar: A função dele no cenário do psicodrama é ser o ator (coadjuvante) que representa as pessoas ausentes ou mesmo o protagonista, interagindo e executando a ação. Ele é o veículo que compõe o cenário. É importante ter a clareza de suas emoções para que não interfiram na história do protagonista ou na direção. 

3 – Protagonista: É o ator central. Termo de origem Grega que significa aquele que se oferece a ação em primeiro lugar. O protagonista apresenta,“doa” o seu íntimo para o grupo.

4 – Palco /Cenário: É o lugar da representação do mundo físico e do mundo intersubjetivo. 

5 – Platéia: São os componentes do grupo, beneficiados pela entrega do protagonista. A platéia pode funcionar como caixa de ressonância e consonância. Na metodologia Sócio Educacional e Organizacional o protagonista é a platéia, ou seja, o grupo como um todo é o protagonista.

Contextos:

1-Individual: É a concretização dramática de todo processo privado.

2- Grupal: É a interação dramática do pequeno grupo com os desdobramentos latentes, seus manifestos e seus “ruídos”.

3 – Social: Visa  mobilizar as interações dos papéis sociais – diz respeito ao grupo como sociedade.

Etapas:

1 – Aquecimento: É a primeira etapa de toda sessão de Psicodrama, como também de qualquer outro procedimento da Sociatria: Sociodrama, Jogo dramático, Treinamento de papel, Teatro Espontâneo etc. Warming up é a preparação para sessão e consiste no conjunto de procedimentos que atua para estabelecer os canais de comunicação e maior aproximação entre o diretor e o protagonista. O aquecimento é o agente canalizador das energias para a ação. Possui duas subetapas:

• Inespecífico: Inicia a sessão. O primeiro momento do encontro. Seu objetivo é diminuir a tensão, propiciar um ambiente de acolhimento.
• Específico: Começa no momento da construção da cena, com o aquecimento do personagem, privado ou público.

2 – Dramatização: É todo o processo da atuação; é o “como se”; a realidade suplementar: a utilização das técnicas em concordância com a matriz do indivíduo ou do grupo.

3 – Compartilhar: Sharing: trocas do protagonista, platéia e direção; ressonâncias, consonâncias, do protagonista e da plateia; é uma catarse de integração, a interação dinâmica do corpo com os pensamentos e emoções.

4 – Processamento: É a análise do processo: o diretor encaminha o grupo ou o indivíduo para a reflexão cognitiva sobre os procedimentos e o prosseguimento para as aquisições de novos papéis. É um momento pedagógico. É importante ouvir as opiniões dos elementos que atuaram na cena, as opiniões dos que assistiram, e fazer uma reflexão sobre a ação e incrementar os encaminhamentos necessários para as ações posteriores.

Fonte: Apostila Professora – Maria das Graças de Carvalho Campos (Graça Campos)

Um comentário: